PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO 2010





Bernardo Carvalho venceu o Prémio Nacional de Ilustração 2009 pelas ilustrações do livro Depressa, Devagar. As duas menções especiais do júri foram para Marta Madureira, Livro dos medos e Madalena Matoso, Andar por aí.

Prémio Nacional de Ilustração: Bernardo Carvalho, Depressa, devagar.

o Júri destacou “…a integração gráfica e organicidade do livro que, num estilo aparentemente simples, cria um ritmo muito dinâmico, cinematográfico até, com composições de grande efeito e vários níveis de leitura.” (in Acta PNI 14ªed.) O Júri sublinhou a exemplar originalidade através do desdobramento da personagem em duas figuras que jogam com o sentido das palavras depressa e devagar, bem como o uso feliz e eficaz da paleta cromática. Nesta 14ª. edição do Prémio Nacional de Ilustração foram analisadas117 obras, que reuniram 76 ilustradores, publicadas por 35 editoras.

O Júri, constituído por Cristina Taquelim, conceituada especialista em promoção da leitura e criadora do Projecto “Palavras Andarilhas” da Biblioteca Municipal de Beja, João Paulo Cotrim, jornalista e escritor de livros para a infância, em representação da APPLIJ/IBBY, e Assunção Mendonça, em representação da DGLB, reconheceu a elevada qualidade da ilustração das obras a concurso, o aparecimento de primeiras obras auspiciosas, a evolução e a capacidade de inovação presente no trabalho de ilustradores já com obra feita e o aparecimento de novas editoras com produções de qualidade.

Após análise de todas as obras e de muita reflexão em conjunto, o Júri decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Nacional de Ilustração ao conjunto de ilustrações da obra Depressa, devagar, da autoria de Bernardo Carvalho, com texto de Isabel Minhós Martins, da editora Planeta Tangerina. As duas menções especiais foram atribuídas às ilustrações da obra Livro dos medos, da autoria de Marta Madureira, com texto de Adélia Carvalho, da editora Trampolim, e às ilustrações da obra Andar por aí, da autoria de Madalena Matoso, com texto de Isabel Minhós Martins, da editora Planeta Tangerina.

Comentários

Mensagens populares