Charlie Brown e Snoopy nasceram há 60 anos


Azarado, inseguro, ansioso, com cabeça grande e careca. Só pode ser Charlie Brown, uma das personagens mais famosas dos Peanuts, que nasceram há 60 anos. Foi a 2 de Outubro de 1950 que Charles Schulz publicou a primeira tira, onde, curiosamente, o mais famoso dos seus bonecos não entrou. Inspirado no cão do autor, Snoopy só surgiu dois dias depois.

Durante o próximo ano, vão decorrer várias iniciativas para assinalar os 60 anos dos Peanuts e todas elas reverterão a favor da UNICEF, nomeadamente do programa Escolas para África. Torneios de ténis e de golfe, exposições e desafios a artistas são alguns dos eventos que vão decorrer, mas sobre os quais ainda não há informações.

O pai do Charlie Brown, do Snoopy e da Lucy - que desenhou perto de 18 mil tiras em 2600 jornais de todo o mundo - já cá não está mas a marca ainda movimenta milhões. Por vontade de Charles Schulz não há nem haverá mais tiras dos Peanuts, mas as roupas, os peluches, os relógios e o material escolar ainda são um sucesso. Segundo informação oficial, a representante da marca facturou mais de 21 milhões de dólares nos últimos nove anos. Um valor astronómico se lembrarmos que Charles Schulz ganhou 90 dólares pelo primeiro mês de tiras dos Peanuts. E um murro no estômago para aqueles que rejeitaram os seus desenhos para o livro de curso.

Nascido a 26 de Novembro de 1922, Charles Schulz soube aos seis anos o que queria fazer na vida. E aos 15 publicou o primeiro trabalho - um desenho do cão da família, o Spike. A 2 de Outubro de 1950 conseguiu pôr os Peanuts em sete jornais americanos. Dois anos depois, já estavam em 40 e numa colecção de livros. E oito anos depois, já fazia sucesso em 355 jornais americanos e 40 estrangeiros. Depois vieram os bonecos de plástico, a animação para televisão, os musicais na Broadway e os prémios. Charles Schulz morreu a 12 de Fevereiro de 2000. No dia seguinte, foi publicada a última tira.

Notícia retirada do DN.

Comentários

Mensagens populares