Paul Harding vence prémio Pulitzer na categoria de ficção


A história de um pai e um filho que transcendem a vida quotidiana e descobrem novas formas de compreender o mundo e a morte valeu a "Tinkers", de Paul Harding, o Pulitzer na categoria de ficção, revela a organização do prémio na sua página online.


De acordo com a mesma fonte, na poesia o galardão foi para Rae Armantrout, pela obra "Versed", cabendo a T.J. Stiles a distinção na categoria de biografia, pelo volume "The First Tycoon: The Epic Life of Cornelius Vanderbilt".
A narrativa sobre a forma como as armas de destruição maciça ameaçam a Humanidade deu a "The Dead Hand: The Untold Story of the Cold War Arms Race and Its Dangerous Legacy", de David E. Hoffman, o Pulitzer de não ficção.
Em história, Liaquat Ahamed venceu com "Lords of Finance: The Bankers Who Broke the World".
Na categoria de drama, foi distinguido o musical "Next to Normal", com música de Tom Kitt e guião e letras de Brian Yorkey, enquanto na música se sagrou vencedor o concerto de violino de Jennifer Higdon.
Os Pulitzer atribuíram ainda uma menção póstuma a Hank Williams (1923-1953), por o seu trabalho como letrista ser capaz de exprimir com simplicidade sentimentos universais e pelo seu papel fundamental na elevação da música country a um género maior.
Os Pulitzer são atribuídos pela Universidade de Columbia, sendo o júri composto por figuras da comunicação social e áreas afins e tendo cada prémio o valor monetário de 10 mil dólares (cerca de 7360 euros).

Comentários

Mensagens populares