Feira do Livro de regresso a Lisboa


Feira do Livro regressa a Lisboa a 29 de Abril com novo horário e oferta cultural reforçada

Um horário mais alargado, espectáculos musicais diários e um maior rigor no cumprimento das regras por parte dos editores e livreiros - foram estes os três pontos destacados por Paulo Teixeira Pinto, presidente da APEL, na apresentação da Feira do Livro de Lisboa, feita esta manhã. Inscritas estão 120 editoras, num total de 237 pavilhões. A 80ª edição da feira vai decorrer de 29 de Abril a 16 de Maio no habitual espaço do parque Eduardo VII. O presidente da APEL considera este um "ano de transição", salientando que é a primeira feira organizada depois da unificação do sector editor e livreiro, antes dividido entre UEP e APEL.
A 80ª edição da feira vai decorrer de 29 de Abril a 16 de Maio no habitual espaço do parque Eduardo VII. O presidente da APEL considera este um "ano de transição", salientando que é a primeira feira organizada depois da unificação do sector editor e livreiro, antes dividido entre UEP e APEL.
Para os visitantes, são duas as novidades mais relevantes. Por um lado, o horário - das 12h30 às 23h30, de segunda a sexta-feira, e das 11h00 às 23h30, aos fins-de-semana e feriados. A alteração resulta do bom acolhimento feito ao horário do ano passado, o primeiro em que a feira esteve aberta à hora de almoço. O mesmo horário será praticado na feira do Porto, que decorre de 27 de Maio a 13 de Junho. Por outro, a aposta numa oferta cultural que complementa a feira, com o objectivo, segundo o presidente da APEL, de fazer do evento mais do que um simples espaço de exposição e venda de livros. Todas as noites, pelas 21h30, haverá um evento musical num palco montado na parte de baixo do parque. Aos Domingos de manhã estão previstas actividades para crianças e jovens. Estes eventos somam-se às sessões e mesas de debate (às 18h30 de quinta a sábado e às 17h30 ao domingo) e às iniciativas individuais dos editores presentes. Paulo Teixeira Pinto sublinhou ainda o facto de haver este ano uma auditoria independente que, no dia-a-dia, irá verificar o cumprimento das regras de participação na feira. Na prática, este acompanhamento aplica-se aos equipamentos, horários e regras dos preços (nomeadamente, a lei do preço fixo e os limites dos descontos).

Comentários

Mensagens populares