A Biblioteca Nacional de Portugal




A Biblioteca Nacional de Portugal é a maior biblioteca portuguesa e uma instituição de referência no panorama cultural, garantindo a recolha do património bibliográfico nacional, o seu processamento e preservação, disponibilizando-o à comunidade intelectual e científica e, através das novas tecnologias, assegurando a pesquisa bibliográfica em linha, a partir de qualquer parte do mundo.
Englobando fundos diversificados que abrangem documentação de todas as épocas, tipologias e assuntos, o acervo da Biblioteca Nacional de Portugal está em permanente evolução por via do depósito legal, aquisições e doações, apresentando, naturalmente, uma incidência especial em bibliografia portuguesa.
As colecções da BNP estão acessíveis localmente a todos os investigadores nacionais ou estrangeiros maiores de 18 anos e portadores de cartão de leitor, nas condições definidas no regulamento geral de acesso. O acesso pode, em muitos casos, ter lugar noutras bibliotecas através do serviço de empréstimo inter bibliotecas ou directamente em linha, no caso de obras já digitalizadas, através da Biblioteca Nacional Digital.
O arquivo histórico da BNP foi constituído em 1951, reúne a documentação produzida e recebida pela Biblioteca Nacional desde a sua fundação, em 1796, e reflecte a evolução da Instituição sendo, também, relevante para a história cultural portuguesa dos séculos XVIII e XIX.
Destacam-se as seguintes séries documentais: correspondência dos directores (1795-1950), catálogos e relações de livros adquiridos, nos quais se incluem os relativos às primeiras doações e incorporações; e catálogos da BNL, significativo conjunto dos primeiros catálogos das diferentes "salas" da biblioteca. De realçar, também, a documentação incluída nas secções relativas à gestão patrimonial e financeira, e ainda a respeitante à gestão do "Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos" e à "Comissão Administrativa do Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos", criada em 1836. . http://www.bnportugal.pt/

Comentários

Mensagens populares