Publicação original de "Os Lusíadas" restaurada e com edição fac-smiliada


O restauro da publicação original de "Os Lusíadas" e edição fac-similada subsequente de 500 cópias numeradas e colocadas a partir de hoje à venda, resultou de um protocolo entre o Ateneu Comercial do Porto e a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva.
O Ateneu Comercial do Porto confiou-nos esta peça importantíssima, um exemplar da primeira edição de "Os Lusíadas", mas rapidamente partimos para outras ideias", afirmou à Lusa Luís Calado, presidente da Fundação.
Fazer uma edição fac-similada tinha então luz verde para avançar, aproveitando "as mexidas" no livro, que teria de ser desmanchado e desmontado, em virtude de se estar a fazer o seu restauro.
A edição numerada de 500 exemplares resulta do protocolo entre o Ateneu Comercial do Porto e a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, reservando a Fundação 50 exemplares.
Segundo Luís Calado, os 50 exemplares da Fundação serão vendidos a 750 euros, incluindo uma caixa e uma publicação que retrata a intervenção que foi feita para recuperar o exemplar.

Comentários

Mensagens populares