Paul Cézanne - notas biográficas


Paul Cézanne nasceu a 19 de Janeiro de 1839 foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX.
Influenciado por Delacroix, Cézane criou um estilo próprio. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos.
Cézanne cultivava sobretudo a paisagem, sendo estas paisagens sutilmente geométricas, e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. Cézanne pintou sobretudo a sua Provença natal “O Golfo de Marselha” e as célebres versões sucessivas de “O Monte de Sainte-Victoire”.
Após a morte de Cézanne em 1906, as suas pinturas foram exibidas em Paris em uma retrospetiva de grande porte, em setembro de 1907, no Salon D’Automne. A mostra causou um grande impacto na direção da vanguarda parisiense, tornando-o um dos artistas mais influentes do século XIX e o responsável pelo advento do cubismo.
Cézanne, assim, abriu uma das mais revolucionárias possibilidades de exploração artística no século XX, influenciando profundamente o desenvolvimento da arte moderna.
Matisse e a Picasso, afirmaram de que Cézanne "é o pai de todos nós".


Na tua Biblioteca encontrarás informação sobre este pintor em:
"História Universal da Arte" editada pela Marina Editores e na "Arte : Grande Enciclopédia : da Pré-História à época Contemporânea", editada em Portugal pela Civilização.

Comentários

Mensagens populares