Lançamento das obras de Tomás Pereira


Tomás Pereira, (1646-1708), de nome chinês Xu Risheng, é a mais destacada figura portuguesa nas relações interculturais Portugal-China. Músico e astrónomo matemático, engenheiro e arquiteto, geógrafo e inventor de órgãos e relógios mecânicos, tradutor e diplomata, estudioso da língua chinesa e do budismo Chen, diretor interino do Tribunal das Matemáticas do Observatório Astronómico de Pequim (nos anos de 1688 a 1694) e confidente e professor de música ocidental do Imperador da China, Kangxi (1654-1722), são algumas das facetas deste português religioso jesuíta que se torna mandarim e cortesão da China Imperial Qing.
No próximo dia 1 de fevereiro pelas 18H30 no Centro Científico e Cultural de Macau, decorre a sessão de lançamento da edição crítica em 2 volumes das Obras de Tomás Pereira.
Esta edição critica, que revela toda uma obra manuscrita e inédita, resulta do trabalho de investigação desenvolvido pelo CCCM, a partir dos anos de 2006-2007, e deve-se a uma equipa coordenada por Luís Filipe Barreto (Presidente do CCCM, I.P. e Professor Catedrático da Universidade de Lisboa) e composta pelas doutoras Ana Cristina da Costa Gomes e Isabel Murta Pina e pelo Mestre Pedro Lage Correia (bolseiro da FCT) para a leitura, transcrição e notas das inéditas e manuscritas obras em português e latim. Também ao precioso contributo de Arnaldo do Espírito Santo (Professor Catedrático da Universidade de Lisboa) na tradução do latim para português de cartas e tratados.

Comentários

Mensagens populares