Exposição "A Arte da Guerra - Propaganda da II Guerra Mundial"


Até 4 de Março de 2012 no Museu Colecção Berardo encontra-se a exposição “A arte da guerra – propaganda da II guerra mundial”. Em coprodução com o Museu do Caramulo, esta mostra convida a um percurso por mais de 200 peças originais, como cartazes, panfletos, filmes ou crachás de vários países intervenientes na guerra como os E.U.A., Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Japão ou a União Soviética. A exposição temporária pretende mostrar a propaganda sob o enquadramento de forma de arte que ela assumiu, cumprindo com o objectivo de uma qualquer outra obra de arte: provocar emoções nas pessoas e mudar o mundo.
Se na 1ª Guerra Mundial os cartazes eram mais artísticos e mais sombrios, a propaganda da 2ª Segunda Guerra Mundial (principalmente a partir de 1943) passou a recorrer a mensagens de texto simples com imagens estilizadas criadas pela indústria publicitária para uma maior eficácia e compreensão. Tal como as outras formas de propaganda utilizadas neste período, os cartazes inspiravam patriotismo e apelavam ao contributo a bem da causa nacional.
Este contributo podia assumir diversas formas como o alistamento nas forças armadas, o racionamento de comida ou de outros bens essenciais, o esforço na produção da indústria da guerra, o cuidado com as conversas em locais públicos, ou a compra de títulos de guerra.
Para mais informações, consulte:
http://www.culturaonline.net/

Comentários

Xico disse…
Quem me dera ir ver, mas em Lisboa, é muito longe....

Mensagens populares