Olga Tokarczuk e Peter Handke vencem Prémio Nobel da Literatura de 2018 e 2019

Os prémios Nobel da Literatura de 2018 e 2019 foram atribuídos aos escritores Olga Tokarczuk e Peter Handke, respetivamente.

Escritor austríaco, Peter Handke nasceu em Griffen a 6 de dezembro de 1942. A infância passou-a em Griffen, na Áustria, e em Berlim Leste. Fez o liceu num seminário católico e, em 1961, ingressou no curso de Direito da Universidade de Graz (Áustria). Durante os seus tempos de estudante, Handke frequentou o grupo de escritores "Forum Stadtpark" e publicou artigos na revista "Manuskripte".
Abandonou os estudos após a publicação do seu primeiro romance "Die Hornissen", em 1965. Desde então tem dedicado a sua vida à escrita, distinguindo-se essencialmente como dramaturgo.
"Os Belos Dias de Aranjuez" foi o seu último livro editado em Portugal (Documenta em 2014).

Olga Tokarczuk é uma escritora de origem polaca. Graduou-se em Psicologia pela Universidade de Varsóvia. Trabalhou como terapeuta antes de começar a se dedicar à literatura. Foi co-roteirista do filme Pokot, da sua compatriota Agnieszka Holland. Foi a vencedora do voto do júri popular.
"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos", lançado em Portugal pela Cavalo de Ferro é o seu último livro à venda em Portugal.

Fonte: Wook e Observador

Comentários

Mensagens populares