Comemoração dos 800 anos da Confirmação do Foral de Ermelo


Decorreu, na manhã do dia 14 de março, a comemoração dos 800 Anos da Confirmação do Foral de Ermelo tendo sido promovida, naquela localidade, uma sessão comemorativa onde marcaram presença a população de Ermelo tal como alunos do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto.
O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, abriu a sessão, seguido do Presidente da União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas, Armindo Marinho Henrique, com o arqueólogo e historiador, António Pereira Dinis, a finalizar os discursos evocativos fazendo a apresentação da exposição "Arquitetura Vernacular de Ermelo" da sua autoria.
A exposição, composta por 12 painéis sobre o património arquitetónico de Ermelo e alguns aspetos históricos, estará patente na Casa do Povo de Ermelo até 14 de abril sendo que, depois, fará a viagem para a Biblioteca Municipal de Mondim de Basto para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A data da Confirmação do Foral de Ermelo foi ainda assinalada com o descerramento de uma placa, no edifício da Junta de Ermelo, junto ao Pelourinho.
A atividade está inserida no Ano Europeu do Património Cultural 2018.

Comentários

Mensagens populares