Fantasy & Co - Uma nova aposta



"Fantasy & Co - Contos de Fantasia e FC" é um novo projeto no mundo virtual que pretende criar um espaço dedicado à literatura fantástica. O objetivo do site é simples: Divulgar a Literatura Fantástica Portuguesa.
Para todo o público apreciador de fantasia e de criações literárias originais aqui deixamos a entrevista com Pedro Pereira, um dos responsáveis do projeto.


1 - Como é que surgiu o projeto "Fantasy & Co."?

O Fantasy & Co. surgiu da necessidade de criar um espaço onde os vários autores de fantasia e ficção científica portugueses pudessem partilhar ideias e dar a conhecer os seus trabalhos. Por várias vezes que me deparei com projectos semelhantes, a maioria internacional e outros nacionais, mas sem o foque nestes géneros literários em particular. Se há projetos semelhantes no estrangeiro e de outros géneros, porque não fazer algo dedicado à fantasia e ficção cientifica portuguesas? Desde o surgir da ideia, ao contacto com os autores e à formação do grupo propriamente dito, decorreram poucos dias. A recepção por parte dos autores foi muito positiva e todos se mostraram interessados em colaborar.

2 - Podes explicar-nos o que é o projeto?

Basicamente, o Fantasy & Co. consiste num blogue onde os vários autores pertencentes ao grupo publicam periodicamente trabalhos seus em formato de conto. Dentro dos trabalhos publicados, os contos maiores são divididos por partes de forma a não ficarem muito extensos. Para além dos contos “normais”, chamemos-lhes assim, existem ainda iniciativas como o conto mensal, em que os leitores votam de entre vários temas qual querem ver trabalhado, ou as semanas especiais, em que vários autores desenvolvem texto em torno de uma temática em particular.

3 - Qual tem sido a receptividade do projeto?

A receptividade tem sido boa. O grupo conta já com mais de 400 seguidores no facebook e os seguidores aderem bastante a iniciativas como o conto mensal e as semanas especiais. Apenas gostava (penso que falo por todos os autores do grupo), de um maior feedback por parte dos leitores. Um dos objectivos do Fantasy & Co. é permitir aos autores treinarem e testarem ideias, pelo que são muito importantes para nós os comentários dos leitores, pois só através deles podemos melhorar e crescer como escritores.

4 - A literatura fantástica está a evoluir em Portugal?

Penso que sim. Ao longo dos últimos anos têm surgido novos autores portugueses dentro deste género, alguns deles com qualidade bem superior a muitos autores estrageiros que estão na moda. Além disso, iniciativas como o Fantasy & Co. são a prova viva de como a literatura fantástica portuguesa está viva e de boa saúde.

5 - Os escritores portugueses são subvalorizados?

Infelizmente ainda o são. As editoras, especialmente os grandes grupos editoriais, continuam a preferir apostar em nomes sonantes, normalmente estrageiros, que lhe garantem um número elevado de vendas. Ou seja, tudo o que não tem potencial de bestseller acaba por ficar um pouco de lado. Penso que a situação ainda se agravou mais nos últimos anos devido à crise que se faz sentir hoje em dia. Resta-nos esperar por dias melhores em que haja uma maior aposta nos autores nacionais.

6 - Qual é a diferença entre "autores residentes", “autores convidados” e "autores estreantes"?

Existem três tipos de autores no Fantasy& Co. Os autores residentes são os que estão há mais tempo no grupo e que publicam textos regularmente. Os autores convidados são escritores que, por motivos profissionais ou pessoais, não podem colaborar com o grupo com a mesma frequência dos residentes, contudo continuam a publicar textos sempre que têm essa possibilidade. Por fim, os autores estreantes sãos os membros mais recentes do Fantasy & Co.


7 - Uma pessoa que esteja interessada em entrar no grupo como deve fazer?
Caso exista algum autor interessado em juntar-se ao grupo, a melhor forma de o fazer é entrar em contacto com o grupo através do mail disponível no blogue e página de facebook. Normalmente é pedido ao interessado que envie um ou dois contos para dar a conhecer o seu trabalho aos autores do grupo.

8 - O "Fantasy & Co" tem uma "casa nova", transitou do "blogspot" para o "wordpress". Quais as novidades e as novas possibilidades inerentes?

Para além de ter dado uma nova cara ao blogue, esta mudança trouxe algumas funcionalidades novas. Agora, para além de os leitores terem os contos online, têm a possibilidade de descarregar os contos completos em vários formatos de ebook, o que permite que possam ler os contos offline em telemóveis ou mesmo num kindle. Para os seguidores do blogue está também disponível uma newsfeed com os vários contos que são publicados semanalmente.

9 - O grupo "Fantasy & Co" prevê as publicações de antologias?

Neste momento, graças ao formato ebook, estão já disponíveis para download as antologias das semanas especiais. Contudo, de momento não há planos para a criação de nenhuma antologia em particular ou mesmo para publicação em formato físico.

10 - Fala-nos um pouco dos escritores que já fazem parte do grupo.

Neste momento o grupo conta com oito autores residentes, quatro convidados e um estreante. Não vou mencionar em nenhum autor em particular, visto que estamos a falar de um grupo ainda bastante vasto, cada um com os seus trabalhos. Porém, todos eles possuem livros ou textos publicados através de revistas e antologias. Alguns deles têm inclusive blogues individuais e contas no goodreads onde colocam alguns dos seus textos para os leitores descarregarem.

Comentários

Mensagens populares