Entrevista a Autor - Filipe Faria



Filipe Faria nasceu em 1982, desde novo cultivou interesse pela literatura fantástica e aos 16 anos principiou os esboços da sua primeira aventura. Concorreu e venceu o prémio Branquinho da Fonseca organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo jornal Expresso em 2001. No ano seguinte conseguiu estabelecer um acordo com a Editorial Presença e começou uma saga que durou sete livros. “As Crónicas de Allaryia” é um tesouro para quem gosta de literatura fantástica.
Hoje publica-se a primeira parte de uma entrevista feita ao jovem autor sobre a saga agora terminada e os projetos para o futuro.

1 – O que podes dizer-nos sobre ti e sobre a tua obra até ao momento?
Filipe Faria - Tenho 30 anos, sou um escritor concebido, nascido e residente em Lisboa, que começou a escrever a sua obra durante a adolescência. Desse passatempo inicial nasceu uma saga de sete livros: "As Crónicas de Allaryia."

2 – A Literatura Fantástica é o teu género favorito?
F.F. - De longe. Foi através dela que comecei a gostar de ler e é o género que mais liberdade me dá enquanto autor.

3 – A Literatura Fantástica é “bem-tratada” em Portugal?
F.F – Não era mas passou a ser, muito por culpa do cinema e das adaptações de obras do género. Hoje conquistou o seu lugar no mercado.

4 – O sétimo livro deu por concluída “As Crónicas de Allaryia”. Que sentimentos ficam para trás?
F.F – Nostalgia e o sentimento de dever cumprido. Foi uma grande aventura.

5 – De onde surgem as ideias para as tuas histórias?
F.F. – De todo o lado. O que é preciso é estar atento sempre que possível e com os sentidos bem despertos. Nunca se sabe de onde uma ideia pode surgir.

6 – Consegues apontar o teu melhor e pior momento enquanto escritor?
F.F. – O pior momento foi, sem dúvida, o bloqueio criativo que me assolou durante a escrita do quarto volume, “A Essência da Lâmina”. O melhor, provavelmente, terá sido o dia em que soube que tinha sido o vencedor do prémio Branquinho da Fonseca.

7 – Qual é a tua opinião sobre o acordo ortográfico?
F.F. – Uma língua que não evolui acaba por estagnar. Mas também não acho bem a grafia de uma língua mudar com tantas incoerências e por motivos discutíveis e até algo arbitrários.

A segunda parte da entrevista feita a Filipe Faria será publicada na próxima semana. 

Comentários

Mensagens populares