O Outono e os animais no Ler+ desta semana




Durante o ultimo mês a atividade de leitura do “Ler+ ajuda-te a crescer” não parou e esteve em força em todos os Jardins-de-infância do Concelho. Foram quatro as histórias utilizadas, duas dedicadas ao outono e duas em que as personagens principais são os animais.

“O Rato Renato diz mentiras”, de Anna Casalis, conta-nos uma história muito comum que representa a realidade de muitas crianças, pais e educadores, em que um pequeno o rato inventa mentiras para não cumprir as tarefas do dia-a-dia. Numa outra abordagem, a obra “A avestruz aprende a ler”, de Karin Salmson valoriza a importância do ensino nas crianças desde a 1ª Infância. Nesta história a avestruz simplesmente não sabia ler e queria enfiar a cabeça na areia de tanta vergonha. Mas, os amigos, explicaram à avestruz que ninguém sabe fazer nada se não tiver aprendido primeiro...

Tendo o outono como pano de fundo, o projeto Ler+ ajuda-te a crescer levou ainda mais duas histórias aos Jardins-de-infância de Mondim de Basto. Na primeira, intitulada “Folhas e mais Folhas” os mais pequenos descobriram curiosos factos sobre a Natureza, como o crescimento das plantas e a sucessão das estações do ano. Ao mesmo tempo, aprenderam o significado de valores como a amizade, a entreajuda, a honestidade ou a partilha. Por fim, o livro “O Monte de Folhas” editado pela Verbo, Wiinie é a figura central que, juntamente com o Piglet, vão caminhando pelo Bosque e verificam que nesta estação as árvores perdem as folhas. Tirando partido da situação aproveitam o bom tempo para brincar com as folhas caídas e divertir-se. O Coelho é que preferia que o chão estivesse limpo e acha pouca graça à brincadeira…

Pais, boas leituras!

Fonte Wook.

Comentários

Mensagens populares