Escrytos - A nova aposta da Leya


Na próxima semana a editora Leya apresentará no Brasil a sua nova plataforma, de seu nome "Escrytos, que pretende colocar mais pessoas a escrever.
Através desta plataforma qualquer pessoa pode editar gratuitamente uma obra em formato electrónico tendo simplesmente que se registar em www.escrytos.com.
No site o escritor terá várias possibilidades à escolha, umas grátis, outras pagas, que vão desde o desenho da capa até à promoção da obra.
Depois de publicado, o livro ficará imediatamente disponível para venda em lojas com as quais a Leya tem parceira tais como a Amazon, a Google, a Apple, a Barnes & Noble ou na Fnac.pt.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=I9419OhYBZw

Comentários

Anónimo disse…
É tudo muito bonito, mas os responsáveis parecem esquecer-se (propositadamente) de mencionar detalhes como a questão da exclusividade de 5 anos (ler o modelo do contrato), sem que isso represente qualquer tipo de vantagem comercial para os autores, uma vez que a única coisa que a plataforma oferece é mesmo a distribuição. A distribuição, por si só, não justifica a retenção de 75% dos valores das vendas, enquanto os autores (que têm o trabalho criativo) ficam apenas com 25%.

Este modelo de autopublicação não recompensa devidamente os autores e, além disso, assenta numa estrutura arcaica se o compararmos com, por exemplo, as plataformas de autopublicação da Amazon e do Smashwords. Estas duas plataformas oferecem uma maior margem de lucro e, ao contrário da Escrytos, permitem a alteração do preço de venda após a publicação, bem como o carregamento de um manuscrito revisto caso sejam encontrados erros ou gralhas após a publicação.

Nestas condições, optar por publicar na Escrytos em vez de o fazer na Amazon e no Smashwords poderá ser o equivalente a descer de cavalo para burro.
Totalmente de acordo com a sua observação.

Mensagens populares