Prémio Sakharov 2008 para jovem dissidente chinês



Como sabemos, as Bibliotecas têm por missão, segundo o Manifesto da Unesco, formar consciências responsáveis, jovens e adultos que entendam o mundo, mentes instruídas com noções claras sobre conceitos como Cidadania, Responsabilidade, Reflexão crítica. Hu Jia é o exemplo do cidadão que as Bibliotecas podem e devem ajudar a criar e formar. Venceu o Prémio Sakharov 2008 pela sua luta "em nome dos que não têm voz na China e no Tibete" anunciou o Presidente do Parlamento Europeu, Hans Poettering, na sessão plenária em Estrasburgo. Este jovem, de 35 anos, foi condenado em Abril a três anos e meio por tentativa de subversão na sequência das declarações publicadas na Internet e entrevistas dadas a orgãos de comunicação social internacional. O Governo chinês, conhecedor da possibilidade de Hu Jia vencer o Prémio Sakharov, exerceu várias pressões sobre o Parlamento Europeu (PE), advertindo que, "se o PE atribuísse este prémio a Hu Jia, isso atingiria inevitávelmente o povo chinês e significaria uma deterioração das relações entre a China e a UE".

A entrega do prémio decorre em Estrasburgo a 17 de Dezembro durante a sessão de aniversário dos 290 anos do Prémio Sakharov.


Resta acrescentar que o todos os anos o Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento a indivíduos ou organizações que se destacaram na luta contra a opressão, a intolerância e a injustiça. O prémio é uma das formas utilizadas pelos eurodeputados para promover os direitos humanos e a democracia no mundo. Acompanhe, através do sítio Web do Parlamento Europeu, todas as etapas de atribuição do Prémio Sakharov 2006.

Criado em 1988, o Prémio Sakharov recompensa a defesa dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, com particular destaque para a liberdade de expressão, a defesa dos direitos das minorias, o respeito pelo direito internacional e o desenvolvimento da democracia. Este prémio pode ser atribuído a qualquer pessoa, associação ou organização, independentemente da sua nacionalidade, domicílio ou sede social.

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, baptizado assim em honra do dissidente e cientista soviético Sakharov, físico nuclear, prémio Nobel em 1985. Em 1965 reclamou a desestalinização efectiva do seu país. A sua obra "A Liberdade intelectual na URSS e a Coexistência Pacífica", publicada no estrangeiro em 1967, deu-lhe um lugar destacado na oposição à ditadura comunista a par de Alexandre Soljenítsin, (autor já representado no nosso catálogo bibliográfico) com a sua eterna obra "Arquipélago de Gulag" e as não menos famosas obras "Um dia na vida de Ivan Denisovitch" e "O Carvalho e o Bezerro".

Comentários

Mensagens populares